A implementação de um programa de computador para agilizar os trâmites burocráticos referentes à liberação de alvarás e licenciamentos na prefeitura de Santa Maria ainda deve demorar alguns meses e, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Renato Brunet, deve entrar em operação somente em outubro. O software, que foi doado à prefeitura pelo Sindicato da Industria da Construção Civil de Santa Maria (Sinduscon/SM), promete agilizar a tramitação de projetos da área de construção civil e, até mesmo, permitir que todo o encaminhamento dos mesmos seja feito online.
Mas o programa, que foi doado em fevereiro ao governo municipal, ainda precisa passar por ajustes para funcionar na rede de informática da prefeitura. Além disso, depois de finalizada à adaptação, serão necessário ao menos 120 dias para adaptação da nova ferramenta.
Empresariado reclama de demora
A lentidão em relação à adoção do software tem sido alvo de frequentes reclamações do empresariado do setor de construção. A direção do Sinduscon/SM, que fez o investimento de compra do software (sem revelar o valor), já reclamou publicamente do assunto.
Na semana passada, durante encontro com o primeiro escalão do governo, o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) teria falado sobre o tema e pedido agilidade para a resolução do problema.